Venda Locação

Condomínio

A Imobiliária ORG administra com inovação e agilidade a gestão financeira e contábil de seu condomínio.


Certamente tem a solução ideal para a sua necessidade administrativa de condomínio. Dispõe de assessoramento em tempo real, com rapidez e eficiência.


Caso seja cliente ORG condomínio, ao lado direito esta o formulário para acesso a área restrita, entre com seu código de usuário e verifique as informações de seu condomínio.


Administradora e Imobiliária ORG explica que Síndicos, Moradores e Funcionários de condomínios precisam reforçar os cuidados


A insegurança é hoje o principal problema que aflige os condomínios, sejam residenciais ou comerciais. Muito se tem investido em tecnologia de ponta e treinamento de funcionários para proteger os condomínios, mas é preciso dobrar o estado de atenção.


Muitas vezes os condôminos não se preocupam em observar o movimento das áreas internas do condomínio pelo circuito de TV, comprometendo todo o investimento em equipamentos de segurança. Além disso, é comum que as pessoas, ao chegar próximo do edifício, esqueçam de verificar se há estranhos nas imediações ou mesmo se os funcionários de vigilância e portaria estão em seus lugares.


Segundo a Administradora e Imobliária ORG, a segurança preventiva dos condomínios está diretamente ligada à mudança de hábitos de síndicos, moradores e funcionários. É preciso aumentar a atenção nos momentos de maior movimento do condomínio, que são a entrada e saída dos moradores, visitantes e fornecedores, na retirada do lixo, entrega de material e de correspondência. “O porteiro precisa prestar muita atenção a atitudes suspeitas e observar sempre quem está acompanhando o morador”, afirma Kátia Vieira Horta, responsável pela Administração de Condomínios da ORG.


Porteiros não devem deixar nunca seus postos, ainda que por poucos minutos, sem nenhuma cobertura. Nesse caso, deve-se chamar outro profissional, o faxineiro ou o zelador, para ficar na guarita.


Devido à complexidade das tarefas e responsabilidades voltadas à vida condominial, os profissionais do setor buscam cada vez mais a capacitação. “Antes bastava a figura do síndico para fazer o rateio das contas, distribuir e receber os boletos. Hoje administrar um condomínio envolve aspectos trabalhistas, de segurança e até de sustentabilidade”, explica Kátia.


Por isso, conscientizar e informar os moradores e funcionários dos possíveis perigos é uma forma de ensino que pode ser transmitida por meio de palestras, comunicados internos e outras atividades.


A ORG, criada em 1960, passou a desenvolver essa prestação de serviços há 13 anos, conseguindo passar transparência e credibilidade no mercado, conquistando novos clientes nesse segmento. O trabalho desenvolvido pela ORG foi bastante personalizado, levando novos conceitos e comprovando que administrar um condomínio é uma tarefa que exige empenho e profissionalismo. Antigamente, administrar um condomínio envolvia atividades simples. Era só rateio de despesas e cobranças, sendo que hoje, há a manutenção predial, aspectos legais de processos e documentação em geral, uma rotina que pode ficar pesada para o síndico, que geralmente possui outras atividades profissionais. Portanto, a contratação de uma administradora é fundamental.


A Administradora e Imobiliária ORG explica que outro equívoco básico é o morador entrar no condomínio juntamente com visitantes. As visitas devem passar sempre por um sistema de identificação, por mais incômodo que esse procedimento possa parecer. E o condômino jamais deve pedir ao porteiro que permita a entrada de alguém que ainda não tenha de fato chegado. A visita deve ser anunciada ao morador assim que chegar.


Outra medida bastante eficaz tomada pelos condôminos é informar ao porteiro cada vez que estiverem esperando alguém de um restaurante, farmácia ou qualquer outro tipo de fornecedor. É importante alertar a portaria para que receba as encomendas feitas e pedir que o avise, para que o morador vá atender o entregador na recepção. A dica é evitar deixá-lo subir, pois estará se ambientando com o edifício e vislumbrando a casa. Porém, se o entregador subir ao apartamento, o ideal é que o morador informe pelo interfone logo que a entrega tenha sido feita, para que o porteiro controle o tempo de permanência do portador no prédio. Isso facilita o trabalho do porteiro e ajuda na segurança de todos.


Não é recomendável deixar as chaves do apartamento na portaria, em caso de assalto, aquele certamente será um apartamento saqueado. Caso não haja outra alternativa, aconselha-se deixar as chaves com o vizinho.


Presentes chegados de surpresa também devem ter um cuidado especial. Devem ficar retidos na portaria, não permitindo que o entregador suba para levar pessoalmente. Depois, ou o morador desce para buscar ou um funcionário entrega na unidade.


Ao chegar de carro ao prédio, e perceber pessoas estranhas ao redor, é importante dar voltas com o carro até se certificar de que as mesmas não estão mais por ali. Muitos assaltos são praticados desta forma: espera-se que um morador encoste com o carro e, antes mesmo do portão se abrir, o motorista é rendido.


Moradores devem evitar comentários sobre seus bens e ganhos na frente de funcionários, e pedir aos mesmos que não comentem seus hábitos com amigos, mesmo que sejam porteiros da redondeza.


Candidatos a qualquer vaga nunca devem ser atendidos no apartamento, e sim na portaria. Todos os documentos devem ser exigidos antes de iniciar o trabalho e referências sobre empregos anteriores são fundamentais. Enfim, todos devem ter consciência de suas funções, sejam funcionários, moradores ou visitantes. E se acontecer algum assalto, ninguém deve reagir, afinal muitas vidas estarão em jogo. Procurar guardar as características dos assaltantes, como cor, altura, cabelos, modo de falar, marcas no corpo e até possíveis apelidos. Isto ajudará o trabalho da polícia.


A Administradora e Imobiliária ORG enfatiza que a segurança dos condomínios depende de todos.


E-mail para contato: condominio@imobiliariaorg.com.br